Em 2015 foi realizada a primeira pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País, e teve mais de 80 mídias espontâneas. Com os dados em mãos, a organização Transporte Ativo publicou um relatório e um livro e organizou um seminário e apresentações ao longo de 2016.
Viabilizada pela parceria com diversas organizações de todas as regiões do país, a pesquisa foi coordenada pela ONG Transporte Ativo, o Laboratório de Mobilidade Sustentável do PROURB/UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Foram entrevistados 5012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras e o resultado é um marco na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.
Em 2017, acontece a segunda edição do Perfil do Ciclista, porém, com um alcance maior, envolvendo mais cidades brasileiras e da América Latina. A organização BiciAcción, de Quito no Equador se une ao grupo que lidera o projeto.
Esta será uma grande oportunidade para a sociedade civil e a academia contribuírem para o desenvolvimento de ações de promoção ao uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribuirá com o estudo dos desafios e caminhos possíveis para a melhoria da mobilidade urbana por bicicleta.
Saiba mais sobre a pesquisa e inscreva-se aqui.
Perfil do Ciclista Brasileiro: saiba quem usa a bicicleta no Brasil
Para preencher uma lacuna onde até então havia escasso conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil, nasceu o Perfil do Ciclista Brasileiro. Iniciativa da Parceria Nacional Pela Mobilidade em Bicicleta, união de organizações ao redor do Brasil em prol de quem pedala.